18 de nov de 2011

Faca Bowie Feita em Casa - Homemade Bowie


Esta é uma faca no estilo "Bowie", encomenda para presente a um amigo.
Aço carbono desbastado de uma mola de feixe (SAE 5160)
Guarda e pomo em latão.
Cabo em eucalipto vermelho revestido com cianoacrilato.
Espaçadores em micarta de brim e folhas de aço inox.
Pino mosaico em latão e solda prata
Bainha em couro bovino com revestimento interno em PET
Comprimento total: 38cm
Comprimento da lâmina: 24cm
Espessura máxima da lâmina: 4,2mm
Largura máxima da lâmina: 4,6cm
-----------------
A faca tem um tamanho considerável, propício para o estilo, com guarda e pomo pinado, espaçadores com aço inox e pino mosaico.
A bainha é em couro bovino texturizado, costurado a mão, com "liner" ou revestimento interno em PET.


A mola plana foi aquecida até o rubro e ficou "recozendo" nas brasas e cinzas por 24 horas embaixo de uma chapa plana. Isto elimina sua têmpera anterior e qualquer tensão que possa ter aparecido na hora de desempená-la.

video

 
 
A Têmpera é feita com teste magnético e refrigerada em parafina líquida. Note-se que a parte do fio não é atraída pelo ímã, enquanto o dorso sim. Isto significa que a parte do fio atingiu a temperatura "amagnética" e que alcançará maior dureza durante uma refrigeração rápida na parafina.

video





26 comentários:

  1. Boa tarde, meu nome é Jonatas, gostei do seu trabalho, aprendi bastante com seus videos, estou com vontade de começar a fazer minhas próprias facas, claro q ia precisa de algumas orientações e explicações, principalmente uma lista de materiais e onde conseguir aqui em Porto Alegre, enfim, mostrei seu blog para amigos do trabalho e todos gostaram e levantaram uma duvida, se tu podia fazer algumas encomendas e é claro valores, particularmente gostei do modelo de lamina Push Tang Frog Skin e cabo da camp knife push .. bom meu e-mail pra contato é jonatashard@hotmail.com desde já agradeço atenção..abraços
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jonatas! Devo dizer que estou tentando fazer facas há mais de dois anos e ainda tenho dificuldade em encontrar tudo o que preciso para isso. É um trabalho que exige uma garimpagem em ferragens, lojas , ferro-velho e marcenarias e somente com muita sorte tu vai conseguir tudo por ti mesmo em pouco tempo. Mas existe um meio de conseguir essas informações e ao mesmo tempo fazer muitos amigos que é participando de fórum de cutelaria, como no caso do Fórum Cutelaria Artesanal.Mas é necessário fazer um registro e aceitar as regras de postagens e de participação para poder usufruir de um convívio muito bom com um pessoal fera na cutelaria, inclusive aqui em POA. Não faço parte da equipe que coordena o fórum e, por isso, posso apenas sugerir que participe.
      Quanto a encomendas e preços eu pediria que voltasse a entrar em contato por mail osofacasrs@gmail.com a partir de junho, quando então estarei com a oficina encaminhada. Saudações!

      Excluir
  2. Amigo, esta é a bowie mais linda que eu ja vi!
    Quanto vc me vende ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Mas como deve ter visto, não é impossível de ser feito. Basta ter vontade de acertar, aprendendo com os erros. Valeu!

      Excluir
    2. Ah, quanto à venda, ela já foi feita por encomenda para um amigo de meu irmão. Mas posso fazer outra com bainha... só em outubro. Infelizmente não posso pedir menos de R$250,00, mais os custos de correio mas, se quiser fazer, eu te dou as dicas. Valeu!

      Excluir
  3. bom dia meu nome e tone eu fabrico facas para churrasco vi seu video no you tube fiquei admirado com beleza de sua faca eu espero um dia conseguir produzir uma peça como aquela meus parabens tem uns videos meu no meu blog tonecutelaria.blogspot.com meu msn tone.ferro@hotmail.com meu orkut mago das facas mais uma vez parabens um abraço tone nery de caxias do sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Toné! Fico até envergonhado em receber um elogio de quem faz tantas facas... Não tem nada demais no que eu faço e basta ter um pouco de paciência pra conseguir iguak ou até melhor. Não tem segredo. Abraço!

      Excluir
  4. ola parabens pelo trabalho,meu nome é Fábio gostaria de saber se vc vende e como eu faço para compra-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio! Amigo, para esse ano não tem como pois estou com trabalho atrasado. Peço desculpas e espero normalizar as encomendas para o início de 2013. Até mais!

      Excluir
  5. obrigado por responder,quando vc estiver com seus trabalhos forem normalizados me manda um e-mail
    fabio-carlos@hotmail.com valeu até mais.

    ResponderExcluir
  6. olá sensacional o seu trabalho, parabéns mesmo! meu nome é Fabiano, gostaria de uma dica sua, estou comprando uma esmerilhadeira para o mesmo tipo de aplicação, estou em dúvida entre uma skill igual a esta que você usou e uma black & decker que nem a que você usou em outro video. você recomenda alguma delas? obrigado e mais uma vez parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiano! Eu recomendo as duas, hehe. A B&D é muito forte e resiste a todo tipo de trabalho mas a SKILL também aguenta bem com a vantagem de ser mais leve, e isso conta na hora dos detalhes de corte e desbaste. Quanto à durabilidade não posso opinar pois as duas estão durando bem. Mas acho que a B&D é mais potente que a SKILL e eu compraria a B&D se tivesse que escolher. Hoje tenho 5 esmerilhadeiras e uso 4 delas a todo momento pois uma tem um disco de corte fino, outra um de desbaste,a terceira tem um disco de lixa grosso e quarta um disco flap.

      Excluir
    2. obrigado pela dica, seguirei sua recomendação, valeu

      Excluir
  7. cara, meus parabens, muito boa mesmo, despertei uma curisidade enorme e estou com vontade de fazer, antes eu queria comprar mas você me incentivou a fazer uma com essa magnifica faca que você fez, tenho algumas duvidas, na verdade muitas duvidas e queria ajuda, se puder se disponibilizar um pouco do seu tempo pra me explicar ficarei gratissimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço o interesse do amigo pois foi esse o objetivo de apresentar o processo de manufatura. Espero incentivar a quem queira fazer a sua faca, da forma que melhor se adaptar, usando materiais e ferramentas que estiverem disponíveis.Existem muitas pessoas me pedindo ajuda em casos específicos e a maneira que uso para ajudar é fazendo mais vídeos com esses assuntos e acredito que já tenha posto neles tudo o que sei. Espero que tu tenha como praticar com o básico e aprender por ti mesmo, pesquisando, pois esse é o único jeito de realmente saber o que se está fazendo. Grande abraço!

      Excluir
  8. quero compra suas facas... como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento estou tentando honrar as encomendas feitas para este ano e somente poderei aceitar novas no ano que vem, 2013. Peço desculpas ao amigo e o incentivo a buscar fazer sua própria faca, do modo que melhor conseguir, pois garanto que esta terá muito valor. Até mais!

      Excluir
    2. quando estiver disponivel, meu facebook é erick borghi. Eu ate tinha vontade de começar a fazer minhas proprias facas mas nao sei as ferramentas que devo compra e nem como começar! se souber de algo que me ajude alem dos videos...

      Excluir
    3. A melhor maneira de aprender é entrar em u fórumde cutelaria. Pesquise por isso e tente te registrar em algum que o pessoal posta tutoriais e muitas dicas. Não posso indicar pois não estou participando de nenhum no momento mas existem dois ou três muito bons no brasil e um em Portugal que é bem acessível. Boa Sorte!

      Excluir
  9. Salve Robson!
    Rapaz... Estou "parindo" 04 faquinhas de mola de kombi... Pense no arrocho! Sem ferramentas corretas é complicado, né? O bacana é a criatividade na solução dos TRILHÕES de problemas. Mas tá saindo...
    E esse furo na madeira? tentei fazer no olho e errei umas duas e resolvi estudar mais... Achei muito 10 a texturização do couro!
    Valeu professor!
    Moisés, Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  10. Cara eu começo a sentir agora o resultado de forçar as mãos por 3 anos fazendo facas sem as ferramentas certas. Tenho que iniciar um tratamento para artrose pra poder continuar com as facas depois. O furo para o pino mosaico pode ser feito menor e depois ir alargando na medida do pino. Nem na furadeira de bancada fica 100% e preciso sempre fazer retoques. A texturização me deu muitas ideias e ainda queria postar um vídeo sobre isso. Manda imagens das facas!Até mais

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de ler sobre procedimentos e propriedades de têmpera de aços. Fiquei muito curioso quando ao assistir o vídeo, escutei sobre "Têmpera com teste magnético e refrigerada em parafina líquida onde a parte do fio não é atraída pelo ímã, enquanto o dorso sim". Informe-me sobre livros que trate sobre o assunto. Grato e parabéns pela competência de artista.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de mostrar as fotos da faca que estou fazendo en casa, tanbem inspirado nesses videos que vc postou muito bom belo muito bela su arte parabens!!qual endereço de email qual possa madar,obrigado desde ja ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar para osofacasrs@gmail.com. Mas estou com problemas pra descompactar então manda em JPEG, certo? Valeu!

      Excluir
  13. Me apaixonei por esta faca... Será que consigo fechar uma encomenda com você?

    Por favor, entre em contato comigo - marcus.magalhaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. ola ...suas facas sao lindas ..cara vc e um execelente cuteleiro......paraben s...gostaria d euma dica ..estou fazendo unas facas ..de disco de serra circular ..ela ficou com um execelente corte ...mas na hora de temperar deu tudo errado ..sera que vc pode me dar alguma dica..desde ja agradeço

    ResponderExcluir